Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

domingo, 2 de março de 2014

A Tentativa Incessante

Há um rato e uma gaiola no meu quarto. O rato tem um companheiro de cela, mas o companheiro não é importante. 

Olhe para o rato. Não se avexe, olhe o rato. Ele fica lá, dia após dia, a escalar certo ponto da gaiola e morder o metal. Ele morde e morde e morde sem parar. Em sua crença, o metal se dobrará entre seus dentes. E no dia em que conseguiu abrir a portinhola de saída e correu pelos campos ermos que eram o piso do meu quarto, aquela pressão que nunca sai dos ombros dos presos estava nele. 

O rato foi pego e posto de volta. Ele volta a roer o metal. Seu companheiro às vezes faz o mesmo: deve considerar que é o certo. 

E toda vez que vêm para alimentá-lo, o rato se posiciona, espera um erro, um momento de descuido. Em seus olhos, naquele brilho no olhar — vamos, olhe para o brilho — pode-se ler: go ahead, make my day

E a comida vem e a gaiola se fecha, e o rato volta a roer sua prisão.

Um comentário:

Duanne Ribeiro disse...

O post original terminava com a frase: "Fé é uma menininha na praia esvaziando o mar com um balde furado", que era uma citação de um post do Alexandre Inagaki. Como não achei mais o link e assim essa parte perde o contexto, retirei.