Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Convite à hipocrisia

Celebrem sua própria estupidez, e isso é tudo o que podem fazer. Isso é tudo? Abandonaram as próprias mentes na cabeceira da cama pelo simples fato de que os impediram de usá-la uma vez. Desistam, porque não há nada mais que possam fazer.

Pois não há educação que levará seus filhos ou vocês mesmos a lugar algum. Você vai morrer — e vai pro céu, pode acreditar, porque se Deus não te deixar entrar, o céu é capaz de falir. É simples. Nós fomos vencidos. Vencidos! 

Será que não pode entender a clareza de minhas palavras? O que éramos? Lutávamos por alguma coisa? Não mais, não mais. Nós não devemos questionar nada, devemos ouvir apenas, e obedecer. Não pergunte, apenas siga tudo o que lhe disserem. Não pense, deixe que pensem por você. Não viva bem e não se preocupe em ser feliz — apenas finja sê-lo, apenas finja viver bem — porque sua aparência é tudo o que mais importa. 

Eu te convido... você não precisa saber de nada. Não precisa de conhecimento. Queimem a sabedoria porque tudo o que importa é manter nossos corpos quentes e confortáveis. E quando lhes disserem para que sejam bons, apenas digam que serão bons e ignorem todos aqueles que sofrem, pois, de acordo com a imagem que deixou, você é bom e irá para o céu. 

Olhe para o céu e descubra finalmente que, quando chegarmos aos finalmentes, a Salvação se torna simplesmente o abandono dos próprios irmãos à morte. Sejam julgados e acreditem que tudo é maior que vocês, tudo é mais poderoso que vocês, e não há nada que você possa fazer, não há nada que você consiga mudar...nada...eu te convido, te convido para que mesmo que todo o poder de tua vida esteja em tuas mãos, crie desculpas para que o peso da responsabilidade não te atinja. Fuja da verdade, corra do simples odor de sua presença. Ela é perigosa e pode te destruir — conseguimos esmagá-la, e hoje uns poucos (que em breve estarão mortos) ainda persistem em usá-la. Mas tu não. Tu és mais forte. 

E, sim, em um mundo onde cores são importantes, e onde roupas dizem mais do que mentes, e onde idéias são lixo, onde as crianças aprendem desde de cedo que devem crescer, trabalhar, reproduzir e ensinar que seus filhos façam o mesmo antes de morrer, nós venceremos, nós que somos os personagens que criamos, nós que criamos a Moral que deixa nossos personagens viverem sem se esforçar... nós... e tu. Todos. 

Eu vos convido à hipocrisia. E então fingiremos ser irmãos até que nossos interesses mudem.

Um comentário:

Duanne Ribeiro disse...

Eu me lembro que esse é um texto (o que é mais ou menos óbvio) deliberadamente negativo, pessimista e desagradável. Provavelmente o "celebrem sua estupidez" deriva de "Perfeição", da Legião Urbana e tudo o que eu digo, como na música, visa o seu oposto: ou seja, não que o interlocutor de fato se resigne, mas que lhe perturbe o diagnóstico e ele mude. Na verdade é um estratagema bem evidente e menos bem executado do que na letra de Renato Russo (embora a dele incorra em simplificações e erros semelhantes).