Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Dom Casmurro e nada mais

Esse aí, foi, até agora, o melhor livro do Machado de Assis que eu li. É uma história de uma vida, uma vida normal, com começo, meio e fim. É a história do Bento, o tal Casmurro, que queria casar com Capitu, que queria ser padre e não foi. Amigos, negócios, fazendas, seminários, contos. 

E é nas minúncias da história, um canção aqui, um teorema qualquer de um qualquer lá, um modo de falar, um jeito de agir, que a história se torna familiar, e, mesmo acontecendo há alguns séculos, parece passar na sua esquina, agora. A vida, sendo ali, um jogo de interesses, um latifúndio de várias paixões e promessas - algum meio termo desses dois, ou nenhum deles. 

Falando de vida, lembro-me de uma teoria que se passa no texto, e é mais ou menos assim: de que a vida é uma orquestra. O roteiro é de Deus, que o Diabo reaproveitou, e, sem ajuda financeira do primeiro, pôs pra rodar, conseguindo sozinho o necessário. Alguns dizem que os erros, ou quando a orquestra não se encontra, dá até um charme peculiar à obra... 

A análise da vida das pessoas cabe muito bem à nossa, que por mais que mude continua a mesma na estrutura. E a obra é imortal, sim, agora que li, concordo.

Nenhum comentário: