Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Responsabilidade de Pensante

(som de fundo: Cássia Eller)

Mudar o mundo. Um animal é uma criança que só come, dorme e quer brincar. Um ser pensante é a criança que se considera o centro do mundo. Pensar, auto-denominar-se filósofo ou coisa que o valha é ter absoluta certeza de que suas idéias são melhores do que outras, é ter certeza de que sua concepção de vida é tão melhor que qualquer outra. 

É crer que as pessoas devem segui-lo. Que são um rebanho de condenados. 

Pensar é acreditar veementemente que o mundo todo está errado. 

Pois pense: se o mundo está certo, para que me preocupar? Nadar a favor da corrente seria a alternativa correta; e para meio bilhão de pessoas, a vida está certa, o mundo está certo - é assim que as coisas devem ser, então, vamos seguir a corrente, e chegar primeiro, se der. 

Controle populacional é fazer acreditar que as coisas estão certas, ou indo para algo certo; é criar um modus operandi da vida. 

E é claro que eu acho que isso está errado; 'Criatura pensante', não foi o que eu disse? 'Bobeira é não viver a realidade'. A realidade, não fui eu que criei, não posso reclamar. Mas acho que está errado não reclamar, então, reclamo. 

Pensar, filosofar, é fazer birra. 

A única responsabilidade do pensante é fazer birra, o máximo que puder. Depois que você morre, chamam isso de revolução, e ou te amam ou te adoram. 

Viver é ter alguém pra amar e alguém pra odiar. 

Não se pensa quando ama, não se pensa quando odeia. 

Pensar é não viver. 

Coisas pensantes abdicam da vida e entram em algo diferente. 

É responsabilidade de pensante voltar desse negócio estranho para a vida e dizer que foi legal. 

Afinal, todo mundo conta história, 'no ato falho eu sou um fruto da criação'.

Nenhum comentário: