Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

sábado, 9 de novembro de 2013

Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley

Ó, Admirável Mundo Novo.

Admirável mundo de crianças criadas em laboratório, com suas características físicas e psicológicas determinadas por aqueles que as criam. Admirável mundo de crianças educadas durante o sono - hipnopedia - 62.500 repetições dos treze aos dezoito criam uma verdade.

Ó mundo em que o condicionamento ensina a aceitar a morte, a saber o que se têm que saber, a amar o que são obrigadas a fazer. Condicionamento que afirma que todas as pessoas são felizes, e isso, neste nosso Mundo, não é mentira. Alfas, Betas, Gamas e Ípsilons, os tipos de humanos disponíveis, todos felizes com suas atividades.

Ó grandeza da tecnologia que não mais deixa que as pessoas fiquem velhas ou adoeçam. Sociedade bela e produtiva em que cada um é de todos, onde não há religiões porque as pessoas não mais precisam de um Deus, e em que um mulher virtuosa é aquela que possui muitos parceiros.

Esportes, helicópteros, cinemas sensíveis.

Mundo em que se tem sempre o que quer, sem esforço, a felicidade está a um palmo de distância. Mesmo que haja aqueles que não se encaixam, e estejam em reservas, os Selvagens, mesmo que alguns tenham de ficar em ilhas, distantes da civilização, a felicidade está a um palmo de distância.

E, se, por acaso, não puder alcançá-la, há o Soma. Admirável droga que não causa malefícios. A fuga da realidade, sentimentos tormentosos aniquilados com uma grama.

Fantástica tecnologia que nos molda pela estabilidade, monstruosa felicidade à qual nos moldamos para atingir, poderosos humanos que dizem criar a realidade, admirável realidade de um Admirável Mundo Novo, do qual cada vez mais próximos estamos.

Nenhum comentário: