Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Devaneios de Véspera de Véspera de Natal

Acabei de ver O Grinch e estou pensando no Natal. Mas é diferente. O que eu filme diz é o que o queria dizer há um bom tempo, é algo que desejei, e, agora, por razões que prefiro não citar, quero que permaneça longe de mim.

Complexo de Thanos da Marvel? Não, acho que não. 

Não sei quem disse, mas disse que nosso subconsciente e consciente tem uma relação parecida com uma sala, uma porta e um corredor. Aquilo que não queremos, trancamos porta a fora, e lá o Indesejado fica, contando moscas e brincando com os pés. O Indesejado, as minhas perguntas que não quero responder - e que seriam tortuosas demais para encontrar resposta que valha - estas batem furiosamente na porta, e posso ver seus dedos amarelados na fechadura. 

Gritam, esperneam. E novamente eu penso se quero pensar, se quero responder, se quero ser maior, se quero aprender; se quero qualquer coisa que não seja uma TV, um sofá e meio pacote de biscoitos com chá. 

E mais uma pergunta, de face vermelha e nariz rosado vem, saltitante pro meu lado: "Olá, seu Black Mage, tá satisfeito com o teu estado? Familiar com as coisas que desejou? (um verso do Sonic Youth). Ou quem sabe cansado, planejando meios de ser maior, pois por melhor que fosse, pior não deixa de ser, e tua face no espelho, sem forma além da que lhe dá, não consegue mais ver? 

Paro, fujo, chamo os seguranças. "Levem essa ideia para longe daqui!". Sento em minha escrivaninha mental, escrevo uma carta à Papai Noel: "Papai Noel, eu quero um assassino profissional, meia dúzia de verdades e reconhecimento mundial. Obrigado". Não! Apaga, apaga, apaga. "Papai Noel, eu quero a imortalidade. Num pacote bonito". Não! Nem pensar, algo de linha mais elevada! 

"Ser Messias", não, "Ser Deus", não, "Ser Quem Sou", não, "Ser Qualquer Um", não, "Ser Ninguém", não, não, não! 

Em um floco de neve há a cidade dos Quem, onde há o Natal mais belo e não falta felicidade para ninguém. 

"Quero ser Papai Noel". 

Não há neve no Brasil, pois estamos na Primavera. 

Que seja. Já basta por hoje.

2 comentários:

Duanne Ribeiro disse...

Acho mais que interessante o desejo: "Quero ser Papai Noel". Não quero um desejo cumprido, quero ser a fonte do cumprimento de desejos, o que é também estar além do desejo.

Duanne Ribeiro disse...

Ah, o "complexo de Thanos", provavelmente uma referência obscura: Thanos é um personagem dos quadrinhos da Marvel, que reúne cinco gemas e compõe a Manopla do Infinito, que lhe dá poderes sem término. Ele assassina metade do Universo para encantar sua amada, a Morte. Mas ela não se importa. Não me lembro bem qual seria o complexo, mas imagino que é a perda de sentido quando ele se vê repleto de poder mas sem poder ter o amor (mórbido) que deseja.