Republicação seleta (e levemente aperfeiçoada) dos textos de eutenhoumblog.blogger.com.br, blog que mantive dos 16 aos 19 anos, de 2003 a 2006. A ideia é que a repostagem seja na mesma data anterior (dia e mês, apenas dez anos depois). Nos comentários, eu falo do que me lembro da época em que escrevi, e avanço. Pra que o meu eu de então fique contente.

domingo, 11 de agosto de 2013

Messias

É mesmo falha observar apenas o momento em que tal situação se torna decadente, ou deve-se ponderar sobre seu início, sobre seu meio e sobre seu fim, longa discussão de causas e efeitos, chegando às inevitáveis conclusões. Ou melhor seria apenas observar e retratar, de diferentes pontos de vista, com os quais poderíamos ao menos demonstrar a mais pessoas o que aparenta ser visto por tão poucos; uma só andorinha não faz verão, repetia-se aquele que tudo sabe mas tudo ignora. Mesmo que tantas andorinhas sozinhas tenham mudado tantas coisas - podemos citar exemplos sem número, e, quando os citamos, percebemos que eles não fizeram muito mais do que retratar.

Foi isso o que fizeram. Estavam lá, viram e disseram - união de alguns, como uma epidemia.

Messias agem como vírus.

Um comentário:

Duanne Ribeiro disse...

Esse é meu texto preferido desse começo de blog. A noção de que "retratar" basta para "modificar" talvez tenha me levado ao jornalismo, ou tenha me seduzido mais assim que o descobri formalmente.

A noção da transmissão de ideias como epidemia talvez seja o germe deste texto:

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=3677&titulo=Discutir,_debater,_dialogar

O tema da andorinha, ele me retorna sempre. Na última formulação:

só a andorinha
solitária
faz o verão.